Antenas de

CELULAR

Mistério em prédio da Paraíba:

20

moradores têm câncer em dois anos e caso vira investigação

Investigação reacende o debate sobre os efeitos das frequências, poluição e hábitos modernos na saúde celular

Um caso que chamou atenção do Ministério Público da Paraíba voltou a viralizar e gerar debates sobre a relação entre o ambiente e o aumento de doenças crônicas. Em apenas dois anos, vinte moradores de um mesmo prédio foram diagnosticados com diferentes tipos de câncer, um número considerado atípico para uma área tão pequena.

A investigação, aberta em 2020, apurava a hipótese de que as antenas de telefonia instaladas no topo do edifício poderiam estar associadas ao aumento de diagnósticos. O procedimento foi instaurado após denúncia de moradores e resultou em solicitações de documentos, vistorias e esclarecimentos das operadoras que utilizavam o espaço para suas Estações Rádio Base.

Com mais de dez pavimentos, o edifício conta com 117 apartamentos. Segundo o síndico, 114 famílias viviam no local à época. Além das mensalidades condominiais, o prédio também recebia compensação financeira das empresas de telefonia que exploravam o topo do prédio para instalação de antenas.

De acordo com o advogado do condomínio, as antenas pertenciam a concessionárias autorizadas e devidamente licenciadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), seguindo padrões nacionais e internacionais de segurança. A Anatel explicou que as empresas são responsáveis por realizar medições periódicas dos níveis de radiação, conforme determina a legislação brasileira e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Durante a apuração, o Ministério Público citou uma tese de doutorado defendida em 2010 na Universidade Federal de Minas Gerais que relacionava o aumento de casos de neoplasias à exposição a campos eletromagnéticos de antenas de telefonia celular. No entanto, especialistas em telecomunicações e saúde pública ressaltam que não há comprovação científica de relação direta entre as antenas e o desenvolvimento de câncer. Até o momento, não houve divulgação pública de resultados conclusivos sobre o caso. Em 2023, o Tribunal de Justiça da Paraíba analisou outro processo envolvendo torres de celular em condomínios de João Pessoa e manteve a decisão de demolição de uma estrutura instalada sem aprovação dos moradores, reforçando a necessidade de controle e transparência na instalação desses equipamentos.

A história, embora antiga, voltou a circular nas redes sociais como se fosse recente. O caso segue como lembrança de um episódio que gerou grande repercussão e continua sendo citado como ponto de partida para discussões sobre saúde ambiental e os impactos das tecnologias de comunicação no cotidiano urbano.

E você?

Acredita mesmo que foi por acaso que 20 pessoas de um mesmo prédio tiveram câncer em 2 anos ?

Existe algo chamado:

POLUIÇÃO ELETROMAGNÉTICA (EMF)

A poluição eletromagnética (EMF) é o acúmulo invisível de radiação não ionizante gerada por dispositivos elétricos e eletrônicos, como Wi-Fi, celulares, redes de telefonia (incluindo 5G), eletrodomésticos e linhas de transmissão. É considerada por muitos um mal moderno devido ao seu aumento constante e presença onipresente, agindo de forma silenciosa e inodora

i n s t i t u t o

eletronsdobem

B I O A T E R R A M E N T O

Veja como suas células podem estar severamente inflamadas e isso é o que pode estar te adoecendo!

Este vídeo mostra os efeitos benéficos ao nosso organismo, após a prática frequente de Aterramento Corporal

INFLAMAÇÃO SIGNIFICA:

Problemas de Saúde

A prática do ATERRAMENTO CORPORAL pode restaurar a função vital do seu corpo através da restauração da viscosidade e qualidade do seu sangue!